Histórico
Organograma
Colaboradores
Conselho
Estatuto Social
Regulamento Interno
Cronograma
Balancete Semestral
Previsão Mensal
Emissão 2° via de boletos
Notícias
Comunicados
Quadro de Horários
Galeria de Fotos
Próximos Eventos
Dicas de Segurança
Estatísticas
Coleta Seletiva
Campanha Educativa
 
Coleta Seletiva
 
LIXO UM PROBLEMA DE TODOS

Meio Ambiente - Coleta Seletiva. Lixo um problema de todos

Reduzir a quantidade de lixo é um compromisso de todos.
Uma pessoa é capaz de produzir cerca de 180 quilos de lixo em um ano, logo, diminuir o desperdício depende de cada um de nós! Muita coisa é jogada fora, e ninguém pára pra pensar que "jogar fora" significa jogar aqui mesmo, no nosso planeta, quase sempre em lugares errados, contaminando as águas, sujando o solo e, conseqüentemente, destruindo nossa fauna e flora. Logo, convenhamos, a reciclagem é uma grande solução para este problema.  E para que ela ocorra, precisamos mudar nossos hábitos!

 

O QUE É RECICLAGEM?

Reciclar

A reciclagem nada mais é do que a transformação de um material,cuja primeira utilidade terminou em outro produto. Um exemplo: transformar o plástico das garrafas Pet em cerdas para vassouras.
         A reciclagem gera a economia não só de mátrias-primas, como também de água e energia. É menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins, como parques, casas e hospitais.

 
 

O QUE É COLETA SELETIVA?        

Sem coleta não há reciclagem! A coleta é a separação do lixo que produzimos, seja em casa, no trabalho ou na escola. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras e a mais simples é separar o lixo molhado ou úmido do lixo seco. Esta é uma ação simples e de grande valor. Os catadores de lixo, o meio ambiente e as futuras gerações agradecem.
 
 
 

COMO SEPARAR?Lata - Papel - Plástico - Vidro

A mais simples das coletas é a binária, onde devemos, antes de tudo, dispor de duas lixeiras diferentes. Uma dessas lixeiras receberá o material molhado ou úmido, como é chamado o lixo orgânico, ou seja, restos de comida, cascas, vegetais, alimentos estragados, etc., a outra lixeira receberá o lixo seco ou reaproveitável, esse é o lixo que pode ser reciclado. É formado por papeis, vidros plásticos, latas de alumínio, papelão, latas de alumínio, papelão, sacos e embalagens, etc. e é denominado lixo inorgânico.

Qualquer pessoa na sua casa ou empresa pode fazer isso! Depois dessa etapa, o lixo seco pode ser doado à cooperativas de catadores de materiais recicláveis, que após uma separação minuciosa, pó cor e material, vão vender esse lixo e é nesse trabalho que está a fonte de renda deles.

 
CONSUMO CONSCIENTE: COMO POSSO COLABORAR COM O PLANETA?

REDUZIR
* Reduzir significa economizar, de todas as formas possíveis:
* Procurando sempre produtos mais duráveis;
* Reformando e conservando as coisas, no lugar de substituí-las por outras;
* Passando para quem precisa os objetos e roupas que não são mais necessários;
* E muitas outras idéias que devem surgir de acordo com a realidade de cada um.
 
REUTILIZAR
É a forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. Alem do que o reuso, a restauração e a reforma dos mais variados objetos são atividades que podem significar ocupação para quem tem tempo e trabalho remunerado para quem precisa.

 
 
 

COMO SUA VIDA VAI MELHORAR COM A COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS E CONSTITUINTES DO LIXO?

LixoSe você desperdiçar menos, consumir sem exageros, só o necessário, reutilizar materiais e colaborar na reciclagem dos que não podem ser reutilizados, a quantidade de lixo vai diminuir, os aterros sanitários serão menos utilizados e poderão durar mais tempo.

Isso significa menos riscos de doenças e condições favoráveis para o aparecimento de insetos e bichos que prejudicam os seres humanos.

Além disso, economizaremos energia e matérias-primas, o que reduz muito a poluição do meio ambiente. Só uma coisa vai aumentar: a saúde de todo mundo que mora no condomínio.

 
COMO AJUDAR A CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR?

Para você contribuir na luta pela preservação do meio ambiente, basta separar os resíduos em duas partes: recicláveis e não recicláveis. Você pode fazer a separação facilmente tendo em casa duas lixeiras distintas, uma para os materiais que possam ser enviados para reciclagem e outra para o lixo comum.

RECICLÁVEIS   NÃO RECICLÁVEIS
Jornais; revistas; folhas de caderno; formulários de computador; caixas em geral; apara de papel; fotocópias; envelopes; provas; rascunhos; cartazes velhos; cartolinas; lista telefônica; caixas de pizza; caixas de leite (Tetra Pak); Pet (garrafas plásticas); garrafas de produtos de limpeza; baldes; bacias; brinquedos; engradados de refrigerantes; embalagens de iogurte; embalagens de arroz, feijão, açúcar e sal; lona preta; resto de tubulações; canos de PVC; quase todos os tipos de vidro; latinhas de refrigerante e cerveja, latas de ferro; lataria; baterias de carro; lâmpadas fluorescentes; radiografias; copo descartável transparente; copo de água mineral; saco de cimento.

 

Etiquetas adesivas; papel carbono; fita crepe; papéis sanitários; papéis metalizados; papéis parafinados; papéis plastificados; papéis sujos; guardanapos; pontas de cigarros; papel de fax; plásticos engordurados; lâmpadas comuns; espelhos; cristais; ampolas de medicamentos; cerâmicas e louças; vidros temperados planos; clipes; grampos; esponjas de aço; fotografias; latas de tinta.

Além disso, não são recicláveis as perigosas pilhas e baterias de celular, essas podem ser devolvidas nas lojas em que são vendidas.
 
 
 

COMO OS RESÍDUOS SERÃO RECOLHIDOS?

A rotina da coleta

 A coleta será realizada pelos colaboradores do condomínio. Recolhendo resíduos recicláveis, no mesmo instante em que é recolhido o lixo comum. O horário e definido pela administração do condomínio. Importante: o saquinho para acondicionamento do lixo será transparente, facilitando a identificação do material reciclado, para evitar que se abra saco de lixo misturado ou comum.
Mensalmente, cada morador receberá um kit com sacos plásticos, para efetuar a separação.

Para onde vai o resíduo que separamos?        

Todo o resíduo é encaminhado para a Cooperativa dos Catadores, lá ele passa por uma seleção, em que cada produto será encaminhado para as devidas fabricas de reciclagem de produtos, onde então, o trabalho mais importante é realizado. Cada tipo de resíduo recebe um tratamento diferente. Todo o material é separado por tipo e cor. Assim cada tipo poderá ser utilizado para fabricar um novo objeto útil para nós. Papel vira telha, plástico vira camiseta, vidro vira vidro e etc., além de gerar renda e empregos na cooperativa.

 
VOCÊ SABIA?
 
©todos os direitos reservados - Jardins Florença